Brasília (DF) – Durante todo o ano, o Exército Brasileiro incentiva a doação de sangue em quartéis de todo o Brasil. Em 14 de junho, ocorre a comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue. Anualmente, a Instituição lança uma grande campanha nacional, mas face ao cenário de pandemia no corrente ano, a ação foi antecipada para o mês de abril, a fim de abastecer os estoques dos hemocentros do país, enquanto for necessário.
“Ajudar está no nosso Sangue” é o tema da campanha que estimula e apoia a doação voluntária de sangue e de medula óssea. Em 2019, foram mais de 10 mil doações de militares, possibilitando que cerca de 40.400 pessoas fossem beneficiadas. Este ano, durante o mês de abril, quase 8 mil doadores dirigiram-se aos centros de coleta por todo o Brasil. A campanha estimula doações solidárias, seguindo os cuidados que a pandemia exige: uso de máscaras pelos doadores e agendamentos junto aos hemocentros.
A mão amiga continua trabalhando e os militares são estimulados a tornarem-se doadores, uma vez que a doação é uma prática rotineira e incentivada nas Organizações Militares. Os hemocentros brasileiros recorrem à voluntariedade dos integrantes das unidades militares, em diferentes períodos do ano, visando manter seus bancos de sangue em níveis adequados às suas necessidades.
A escolha do dia 14 de junho como Dia Mundial do Doador de Sangue é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os tipos sanguíneos. Mas não é necessário esperar a data para fazer a doação. Doar sangue é um processo rápido e seguro. Procure o hemocentro mais perto e seja doador. Com o intuito de dar essa prova de amor ao próximo, é preciso cumprir requisitos simples:
– Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar autorizados pelos responsáveis e idosos devem ter feito ao menos uma doação antes dos 61 anos);
– Pesar mais de 51 quilos e ter Índice de Massa Corporal maior ou igual a 18,5;
– Não estar utilizando medicamentos;
– Apresentar documento oficial com foto;
– Ao menos seis horas de sono na noite anterior à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
– Não fumar duas horas antes da doação.
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército