Almirante de Esquadra Alipio Jorge assume comando da ESG
20/04/2019 | Comunicados
6 visualizações
Em cerimônia realizada na manhã do dia 03/04, o General de Exército Décio Luís Schons transmitiu o Comando da Escola Superior de Guerra ao Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva.

O Ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva presidiu a solenidade, e, em referência elogiosa ao General Schons, afirmou que todos os resultados obtidos são consequência de sua liderança, sempre respaldando suas decisões e estudos sob a ótica da ética, do profissionalismo e do comprometimento.

“Ao longo dos últimos dois anos, o General Schons manteve a ESG totalmente alinhada com os pressupostos do Ministério da Defesa, contribuindo decisivamente para sua projeção em âmbito nacional e internacional. Destaco sua atuação para o fortalecimento do campus Brasília especialmente com a criação do Curso de Altos Estudos em Defesa. A criação do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa constituiu outro importante marco de sua gestão”, registrou o Ministro.

Em suas palavras de despedida, o General Schons cumprimentou todo o efetivo da Escola: “Aqui, muito mais do que ensinar, aprendi. Muito mais que orientar, fui orientado. Por isso agradeço aos homens e mulheres que integram ou integraram a ESG”. O agora antigo Comandante irá chefiar o Departamento de Ciência e Tecnologia, em Brasília.

O Almirante Alipio Jorge, em suas palavras iniciais, afirmou que assume com entusiasmo o cargo de Comandante da Escola Superior de Guerra, “instituição reconhecida como centro de excelência nacional e de referência internacional no campo da defesa e nas suas interações com aspectos atinentes à segurança e ao desenvolvimento nacionais”.

O Almirante é o 46º Comandante da Escola, que completa 70 anos em agosto. Antes de assumir o Comando da ESG, o Almirante Alipio Jorge era o Comandante em Chefe da Esquadra. 

Prestigiaram a cerimônia os Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e da Força Aérea Brasileira, Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, os antigos Comandantes da ESG, Almirante de Esquadra Hernani Goulart Fortuna, General de Exército Paulo Neves de Aquino, Tenente Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho e Major Brigadeiro do Ar Stefan Egon Gracza, além de diversos oficiais generais da ativa e da reserva, autoridades civis, o efetivo da escola e demais convidados.

Em complemento à solenidade de transmissão do cargo, aconteceu a inauguração do retrato do Gen Ex Schons na galeria dos Antigos Comandantes e, em seguida, ele se despediu do efetivo da Escola em solenidade realizada no Pátio de Formaturas da ESG.


Almirante de Esquadra Alipio Jorge

O Almirante de Esquadra Alipio Jorge foi promovido ao posto atual em 25/11/2018. Nascido em 13/11/1959, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, é filho de Nair José da Silva e Suely Rodrigues da Silva. Concluiu a Escola Naval em 13/12/1980. Realizou os cursos de: Aperfeiçoamento de Eletrônica para Oficiais, de Comando e Estado-Maior, de Política e Estratégia Marítimas e MBA de Gestão Internacional da COPPEAD / UFRJ.

Durante sua carreira militar teve as seguintes comissões: o Navio-Escola “Custódio de Mello”; Fragata “União”; Navio de Desembarque-Doca “Ceará”; Comando da Força de Fragatas; Imediato da Estação Rádio da Marinha em Brasília; Comandante do Navio-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares”; Gabinete do Comandante da Marinha (Assessoria Parlamentar); Comissão Naval Brasileira na Europa; Gerente do Programa de Modernização das Fragatas; Comandante do Navio-Escola “Brasil”; Comandante do Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão”; Chefe do Estado-Maior da Esquadra; Coordenador da Manutenção de Meios da Diretoria-Geral do Material da Marinha; Diretor de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha; Diretor de Sistemas de Armas da Marinha; Comandante do 4º Distrito Naval e Comandante em Chefe da Esquadra.

Das condecorações com que foi agraciado, destacam-se: Ordem do Mérito da Defesa (Grau de Comendador); Ordem do Mérito Naval (Grau de Grã-Cruz); Ordem do Mérito Militar (Grau de Grande Oficial); Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau de Comendador); Ordem do Mérito Judiciário Militar; Ordem do Mérito Ministério Público Militar; Medalha da Vitória; Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias; Medalha Militar (passador de platina); e Medalha Mérito Marinheiro (quatro âncoras com passador de prata).

O Almirante Alipio Jorge é casado com a Sra. Mara Teresa Couto Silva. O casal tem duas filhas: Tamara e Maria de Lourdes.


Fonte: ESG (https://www.esg.br/noticias/almirante-de-esquadra-alipio-jorge-assume-comando-da-esg)

POSTADO POR
Marcela Pires
Assessoria de Imprensa
ADESG - Delegacia Regional - Uberaba
Rua Major Eustáquio , 76 - Centro
CEP 38010-270 | Uberaba / AC

ADESG 2024 - Todos os direitos reservados.
By UNK.